Siga-nos nas Redes Sociais:

História da Cidade

Bandeira de Poço Redondo.

A colonização do território do município teve início no final do século XVII e início do XVIII, e está vinculada ao morgado de Porto da Folha. O povoado Curralinho surgiu em 1877, onde possua uma escola e ficava às margens do Rio São Francisco. Em 1902, Manuel Pereira se estabeleceu com uma fábrica de descarçar algodão no arraial Poço de Cima, transferindo-a, logo depois, para uma região a um quilômetro de distância. Outros habitantes foram atrás dos para a região, que passou a ser chamada de Poço Redondo, pois o local era semicirculado pelo riacho Jacaré, este que por sua vez continha diversas caimbas em seus entornos em formato redondo, utilizadas para armazenamento de água devido as grandes secas, logo pode se ver a origem do nome da cidade. A instalação do município ocorreu em 1956, quando o então povoado Poço Redondo foi elevado a sede do Município, desmembrando-se do território de Porto da Folha.


Geografia

Vegetação Predominante, Caatinga. Margens do Rio São Francisco no Povoado Bom Sucesso.

Poço Redondo localiza-se a uma latitude 09° 48 18 sul e a uma longitude 37º 41 04 oeste, estando a uma altitude de 188 metros. A população estimada em 2004 era de 29 032 habitantes. Possui uma A?rea de 1220,2 km². Neste município que se encontra a nascente do Rio Sergipe. Também é banhado pelas águas do Rio São Francisco, tendo como povoados ribeirinhos, Curralinho, Jacaré, Cajueiro e Bonsucesso, este último tendo como atrativo a Ilha Belmonte ao sul, no meio ao Rio São Francisco, lá se encontra uma capelinha de oração e também um pequeno cemitério antigo, além disso uma embarcação antiga do tipo Chata pode ser vista naufragada do topo da ilhota onde localiza-se a capela. Nos poucos pontos elevados do Estado acima dos 500 metros, o mais alto de Sergipe encontra-se na Serra Negra, alcançando mais de 742 metros de altitude, na divisa do Município com o Estado da Bahia. Poço Redondo faz divisa com os estados da Bahia e Alagoas, com os município de Canindé do São Francisco, Porto da Folha, Pedro Alexandre e Santa Brígida ambos no estado da Bahia. Há também registro de pinturas rupestres na altura do aglomerado Monte Alegre Velho.

Santa Rosa do Ermírio o distrito do município de Poço Redondo com uma população de aproximadamente dos 10 mil habitantes. Onde o leite é a principal fonte de renda de 90.000,00 das famílias, e a produção abastece grandes fábricas de laticínios, além de inúmeras fabriquetas. Santa Rosa do Ermírio é responsável por produzir, aproximadamente, 120 mil litros de leite/dia, sendo uma das maiores bacia leiteiras do estado de Sergipe.

Referências

  1. Ir para:a – b  Divisão Territorial do BrasilDivisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008.
  2. Ir para cima – http://biblioteca.ibge.gov.br/
  3. Ir para cima – Índice de Desenvolvimento Humano – Municipal, Todos os municípios do Brasil 1991 e 2000.
Scroll to top
Pular para o conteúdo